BAIXADA FLUMINENSE: FORÇA, LUTA E PROTAGONISMO
A Baixada Fluminense, um território que abriga quase 4 milhões de pessoas distribuídas em 13 municípios, é um verdadeiro berço de gente boa. Diariamente, seus moradores se levantam para resistir e lutar contra os estigmas sociais que, muitas vezes, tentam reduzir a região à violência. Enfrentamos os desafios da negligência de políticas públicas ineficazes, os impactos devastadores da crise climática e as inúmeras negativas de direitos básicos.
No entanto, dessa realidade complexa, emergem lideranças potentes, movimentos sociais vibrantes e organizações que compreendem a Baixada para além de um mero ponto geográfico no mapa. Para nós, a Baixada é o lar, o lugar onde laços afetivos são construídos, famílias se formam e o sentimento de transformação individual e coletiva floresce.
Somos um povo criativo e inventivo, que faz muito com pouco, demonstrando uma resiliência e resistência admiráveis. É daqui que muitos saem de madrugada para ganhar a vida na cidade do Rio e na Zona Sul, provando a garra e a dedicação de quem vive na Baixada.
NOSSO CORRE
Somos uma rede colaborativa formada em 2025, composta hoje por 19 instituições sociais que atuam diretamente em cinco municípios da Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Nós nos conectamos por meio de encontros e trocas, criando espaços de escuta e construção conjunta.
Nosso trabalho é conectar organizações sociais, lideranças comunitárias e coletivos populares, promovendo:
-
Apoio mútuo entre instituições;
-
Troca de saberes e experiências;
-
Mobilização de recursos e articulações estratégicas;
-
Visibilidade para as potências locais;
-
Fortalecimento das lutas sociais a partir do território;







Nós nos importamos com as pessoas, com o território e com o futuro. E fazemos isso a partir de quem vive e sente a Baixada na pele. Mais do que uma rede, somos um movimento vivo, pulsante, feito de gente que acredita na potência da periferia. A Baixada que se Importa existe para mostrar, na prática, que quando a Baixada se organiza, ela transforma.
Unir para o crescimento coletivo organizações da Baixada, reescreveendo narrativas a partir dos saberes do território, fortalecendo suas tecnologias socias de base para influenciar políticas públicas com as mãos de quem constroi a resistência diária, reivindicando seu protagonismo.
MISSÃO


.jpg)
Cuidado - Proteção integral das lideranças
Integridade - Coerência entre discurso e prática
Transparência - Prestação de contas acessível
Compartilhar - Democatrização de conhecimento
Pluralidade - Reconhecimento da diversidade de vozes
Ética - Decisões coletivas e horizontais
VALORES

Ser uma referência em rede de filantropia estratégica e articulação social da Baixada Fluminense, reconhecida por transformar invisibilidade em potência coletiva.
VISÃO

